post

Primeira Liga – Flamengo X Grêmio

Copa Primeira Liga 2017 

Não é mais segredo para ninguém que os Campeonatos Estaduais não atraem mais o público que atraiam em outras épocas. Os campeonatos acabam sendo deficitários, atraindo público quase sempre apenas em grandes clássicos, o que os torna lucrativos apenas para as federações estaduais e quase nunca para os clubes.

Foi pensando nisso que o Flamengo acabou brigando com a FERJ há algumas temporadas, e se unindo aos clubes que queria reviver um antigo campeonato regional, a Copa Sul-Minas, inspirados no sucesso atual da Copa do Nordeste. Nascia assim a Primeira Liga.

Oito clubes se reuniram no início de 2015 para reviver a Copa Sul-Minas, sonho este que começou a se tornar realidade quando Flamengo e Fluminense entraram para o grupo após uma série de discordâncias com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro.

A Liga passou a ser chamada então de Copa Sul-Minas-Rio, e mesmo com problemas nos bastidores entre os presidentes das equipes acabou saindo do papel no início do ano de 2016, ainda que vetada pela CBF com ameaça de sanções aos times participantes. No primeiro ano, disputaram a Primeira Liga doze equipes.

Para 2017 houveram algumas mudanças nos participantes, com a entrada inclusive do Ceará, e o número de participantes subiu para dezesseis. O Flamengo está no Grupo B em conjunto com Ceará, Grêmio e América Mineiro.

Para este ano se classificam para as quartas de final da competição campeão e vice de cada grupo, para partidas que já serão eliminatórias na segunda fase.

O Flamengo faz a sua estreia na Primeira Liga de 2017 neste meio de semana contra o Grêmio. E o time irá embalado para esta partida, já que neste ano em 3 partidas oficiais conseguiu 3 vitórias pelo Campeonato Carioca e jogando muito bem, com 100% de aproveitamento e 11 gols marcados e nenhum sofrido.

Um dos grandes destaques da equipe do Flamengo neste início de temporada é o peruano Paolo Guerrero, que nestas três primeiras partidas já marcou 4 gols e está na segunda colocação da artilharia do Campeonato Carioca.

O adversário desta estreia será o time do Grêmio, atual campeão da Copa do Brasil e que neste ano ainda está no começo da preparação mas já teve o seu primeiro tropeço na partida do último fim de semana, jogando fora de casa e perdendo para o Caxias por 2×1.

Apesar do mando do Flamengo nesta partida de estreia na Primeira Liga, o jogo contra o Grêmio acontecerá nesta quarta-feira dia 8 de fevereiro às 19h30 no Horário de Brasília no Estádio Mané Garrincha, justamente na capital federal do país.

Na partida inaugural do grupo América Mineiro e Ceará empataram em 1×1 jogando no Estádio Independência em Minas Gerais, então quem vencer esta partida entre o Rubro-Negro carioca e o Tricolor Gaúcho já estará na ponta do grupo.

A próxima partida do Flamengo pela Primeira Liga será somente no dia 22 de fevereiro contra o Ceará no Castelão, uma partida complicada já que acontecerá apenas 3 dias antes da semifinal da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca.