post

Saiba tudo sobre Paulo César Carpegiani no Flamengo

O Flamengo

neste ano de 2018 vem atuando sob nova direção após a passagem para ser esquecida de Reinaldo Rueda como treinador do clube no segundo semestre do ano passado. E o novo treinador chega com status de velho ídolo da torcida e um grande nome da história do clube, comandante nos momentos de mais sucesso do time em seus mais de 100 anos de vida.

Seja atuando como jogador ou como treinador, não há como negar que Paulo César Carpegiani tem o seu nome escrito na história do Flamengo e contribuiu com muito mais do que títulos com o clube.

Paulo César Carpegiani nasceu em Erechim no Rio Grande do Sul no dia 7 de fevereiro de 1949, iniciando a sua carreira como jogador profissional de futebol no Internacional de Porto Alegre desde as categorias de base, chegando ao clube em 1964 e fazendo a sua estreia no time principal em 1969.

Ao contrário dos ciganos da bola que vemos hoje, que a cada 6 meses estão em um clube novo, Carpegiani defendeu apenas dois clubes em toda a sua carreira, saindo do Colorado em 1977 e assinando contrato com o Flamengo, onde fez parte do elenco Campeão Brasileiro de 1980 mas teve que encerrar a carreira no ano seguinte por conta de problemas físicos.

Logo após se aposentar como jogador, Carpegiani já assumiu o cargo de treinador do Flamengo, tendo sucesso logo de cara nesta nova função: conquistou em seu primeiro ano o título da Copa Libertadores da América e do Mundial Interclubes derrotando o Liverpool no Japão.

Ainda ganhou o Campeonato Brasileiro de 1982 como treinador da equipe, até deixar o clube rumo ao mundo árabe em 1983. Fez alguns bons trabalhos nos anos seguintes, como na Seleção do Paraguai que fez grande campanha na Copa do Mundo de 1998, e ainda voltou ao Flamengo no ano 2000 onde apesar de não conquistar grandes títulos teve como grande destaque promover o Imperador Adriano para fazer a sua estreia como jogador profissional com a camisa rubro negra.

Afastado durante algum tempo da função de treinador, Paulo César Carpegiani começou a investir na base e no garimpo de novos talentos, criando um clube para isso na cidade de Alvorada no interior gaúcho: O RS Futebol Clube.

Durante este período revelou para o futebol alguns nomes importantes como os zagueiros Thiago Silva e Naldo, hoje no Paris Saint Germain e Schalke 04, respectivamente. Revelou também Ederson, que após passagens de sucesso por França e Itália está no Flamengo e também Rodrigo Caetano, que hoje é um dos homens fortes do futebol do Mengão mas teve o seu primeiro trabalho no futebol no clube de Carpegiani.

Carpegiani teve o seu último trabalho no futebol na temporada passada, treinando o Bahia nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. O comandante foi contratado para fazer parte da diretoria de futebol do Flamengo, mas com a saída de Reinaldo Rueda acabou no susto assumindo a função de treinador do time para a disputa do Campeonato Carioca, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão em 2018.